» » Ministério Público de Contas recebe mais 6 Analistas de Contas

Ministério Público de Contas recebe mais 6 Analistas de Contas

postado em: Notícias | 0

IMG_0682O Procurador-geral de Contas Getúlio Velasco Moreira Filho e o Vice-presidente do TCE-MT, Conselheiro Interino Luiz Henrique Lima deram boas-vindas aos novos integrantes do MPC. Na oportunidade, os gestores ressaltaram a importância em buscar o desenvolvimento pessoal e profissional com foco na qualidade do serviço prestado à sociedade.

Getúlio Velasco ressaltou que as demandas tem crescido a cada dia, seja por meio do trabalho oriundo das tramitações do Tribunal de Contas, bem como a partir das informações e denúncias que chegam ao MPC-MT. “A sociedade tem exigido servidores públicos preparados tecnicamente e dispostos a servir. A demanda tem aumentado e o nosso trabalho atingido mais efetividade, principalmente no auxílio às decisões do Tribunal de Contas.”

O Vice-presidente do TCE-MT Luiz Henrique Lima falou aos novos servidores sobre a importância que deve ser dada a cada processo analisado no Tribunal de Contas e comemorou o crescimento do MPC-MT. “Nós ficamos muito felizes de ver a equipe de Analistas concursados ser reforçada para que o Ministério Público de Contas possa desempenhar ainda melhor as suas importantes atribuições e, com isso, contribuir para a qualidade do trabalho e das decisões do Tribunal de Contas de Mato Grosso”, disse.

Posse analistas MPC (2)O advogado e professor universitário Yuri Nadaf Borges é um dos novos integrantes do MPC. Ele explicou que assumir como Analista de Contas é uma grande emoção, felicidade, sensação de dever cumprido e gratidão a Deus por todo o período de estudo ter valido a pena. “O Ministério Público de Contas é um órgão muito importante para o Estado Democrático de Direito, ainda mais nesse clima que temos vivido. O meu projeto agora é trabalhar bastante em prol da sociedade”, disse.

O Procurador-geral do MPC-MT Getúlio Velasco explicou ainda que é muito importante para o MPC receber esses novos servidores porque os órgãos de controle externo vivem um momento mais aguerrido no que diz respeito ao combate à corrupção e às fraudes. “Se a gente tiver uma equipe mais robusta e cada vez mais capacitada, isso vai facilitar muito o trabalho de controle social e o controle mais efetivo da administração pública, que é o nosso papel”, frisou Getúlio Velasco.

 

Concurso

O Concurso do MP de Contas foi realizado em 2013. Na época, cerca de 2 mil pessoas se inscreveram para o certame que previa a convocação de 20 servidores mais cadastro de reserva para o cargo de Analista de Contas – Especialidade Direito. O concurso foi coordenado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), uma das principais do país.

Em 2014 tomaram posse os primeiros servidores aprovados nesse concurso. Nos anos seguintes, novas vagas foram surgindo e outros Analistas foram sendo integrados ao quadro do MPC-MT. Em 2018, final do período de vigência do concurso, foram convocados os últimos aprovados.

Atualmente, trabalham no Ministério Público de Contas cerca de 100 pessoas, entre servidores efetivos, cedidos, comissionados, prestadores de serviço e estagiários. O MPC-MT completou 9 anos e, nesse período, analisou e emitiu pareceres em mais de 64 mil processos que tramitaram no Tribunal de Contas de Mato Grosso.