» » MPC participa de encontro da Rede de Controle sobre combate à corrupção

MPC participa de encontro da Rede de Controle sobre combate à corrupção

postado em: Notícias | 0
Thiago Bergamasco/Agência Phocus
Thiago Bergamasco/Agência Phocus

O Ministério Público de Contas de Mato Grosso é uma instituição que tem como missão o combate à corrupção. Elaborar iniciativas e projetos para essa finalidade é um dos objetivos do III Encontro Nacional sobre Cooperação para Prevenção e Combate à Corrupção, realizado pela Rede de Controle da Gestão Pública, nos dias 25 e 26 de maio em Cuiabá, Mato Grosso.
O Procurador-geral Substituto Alisson Carvalho de Alencar representou o MPC-MT no evento. Durante a abertura, no auditório da Escola Superior de Contas do TCE-MT, gestores, procuradores, representantes de entidades de classe, empresários, estudantes universitários e membros da sociedade em geral, estiveram reunidos para debater formas de melhorar a gestão governamental e evitar o mau uso dos recursos públicos.
Reuniao da Rede de Controle (29)Para o representante do MP de Contas, é de extrema relevância a organização de eventos desse porte, pois integram as instituições fiscalizadoras e movimentam a sociedade. “Debater sobre esse assunto é uma necessidade. A corrupção é problema público complexo e preocupante. Precisamos discutir maneiras mais eficazes de combatê-la. A cooperação entre os órgãos de controle que integram a Rede é um dever, e não apenas uma faculdade, para a obtenção de melhores resultados na prevenção da corrupção”, explica o Procurador-geral Substituto Alisson Alencar.
O III Encontro Nacional é uma iniciativa da Rede de Controle da Gestão Publica de Mato Grosso, que conta com 17 instituições fiscalizadoras.
O coordenador da Rede no estado, Conselheiro Substituto Moisés Maciel (TCE-MT) afirmou que o enfrentamento da corrupção é urgente e de responsabilidade de todas as instituições públicas. “Ainda não há uma ação coordenada entre a maioria dos órgãos públicos no país. Este é o momento oportuno para nos unirmos, para que seja formada uma rede nacional de controle da gestão pública, que vai contribuir para o fortalecimento da democracia e trazer de volta a confiança que o país tanto necessita”, completou.
O III Encontro reúne diversas entidades e conta com palestras, debates com profissionais renomados e a apresentação de propostas de mudanças e estruturação do sistema público, com o intuito de prevenir e combater a corrupção. O evento tem transmissão ao vivo pelo site do Tribunal de Contas de Mato Grosso (www.tce.mt.gov.br).