» » Servidores do MP de Contas fazem capacitação em contabilidade pública

Servidores do MP de Contas fazem capacitação em contabilidade pública

07 06 Curso de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (9)

A contabilidade aplicada ao setor público apresenta-se como instrumento essencial na tomada de decisões para o gestor público. Por essa razão, o Ministério Público de Contas recebeu, na tarde desta quinta-feira (07.06), o palestrante Giovanni Pacelli, com o objetivo de auxilar os gestores públicos nas questões da área contábil. A capacitação realizada na Escola Superior de Contas o TCE-MT, contou também com a participação de servidores do Tribunal de Contas.

De acordo com Giovanni Pacelli, o curso é essencial para se obter uma visão maior, principalmente na área de contas, trazendo questões de nível mais estratégicos e gerenciais. “Quando se fala em contabilidade e orçamento público, o pessoal fica muito preso aos números e às classificações. Em muitas auditorias perde-se mais tempo validando números, fazendo análises superficiais, avaliando indicadores sem aprofundar as questões.”

Para quem está interessado em se especializar na contabilidade voltada à área pública, Giovanni pontua os benefícios. “Hoje temos mais oportunidades no mercado, quando fiz meu mestrado e doutorado por exemplo não tinha o setor público, hoje já existem pesquisas em mestrado e doutorado na área pública. Considerando que temos mais de cinco mil prefeituras, vinte seis estados mais o Distrito Federal e a própria União, existe um mercado de trabalho amplo para os contadores que tem vontade se inserirem nesta área”, concluiu o palestrante.
07 06 Curso de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (33)

O contador e servidor público Claiton Cavalcante, explica a diferença entre contabilidade pública e privada. Na opinião dele, o que diferencia são os ramos de atividades, enquanto a privada prioriza os lucros, a pública trabalha para gerir e mostrar resultados para tomadas de decisões dos gestores. “A contabilidade é muito bem feita, ela fornece subsídios para tomadas importantes de decisões dos gestores e consequentemente beneficiando toda a população”, explicou.

Giovani Pacelli é doutor, mestre em Ciências Contábeis e graduado em Administração de Empresas. Tem experiência na área de Administração e Contabilidade com ênfase em Administração Pública, Orçamento Público, Contabilidade Pública, Finanças Públicas e Economia Regional. Já ministrou palestras para servidores públicos sobre Convênios, Controles Internos Administrativos, Orçamento Público e Contabilidade Pública entre outros segmentos.