» » Servidores do MPC-MT participam de Pesquisa de Clima Organizacional

Servidores do MPC-MT participam de Pesquisa de Clima Organizacional

postado em: Notícias | 0

Fachada MPC (7) 2Servidores comissionados, efetivos, terceirizados e estagiários do Ministério Público de Contas participam, a partir desta terça-feira (18/09) da Pesquisa de Clima Organizacional. A ferramenta permite identificar critérios e atributos que podem ser melhorados e que colaboram na qualidade dos trabalhos executados na instituição.

A Pesquisa de Clima Organizacional será iniciada com uma reunião com servidores e colaboradores, às 14h30, no Espaço Cultural Liu Arruda, no Tribunal de Contas, onde serão apresentadas as metas e objetivos. Durante dez dias, os servidores poderão responder aos questionários enviados pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), coordenador da pesquisa.

De acordo com a chefe de gabinete da Procuradoria-geral de Contas, Ana Carolina Santos Dayrell, a iniciativa visa ouvir a opinião de toda a equipe. “Não importa se o servidor trabalha como motorista, como analista, na copa ou na liderança, todos devem ter a oportunidade de opinar. A instituição só cresce de verdade com o apoio de todos. Cada um de nós pode contribuir muito para promover um clima organizacional melhor”, explicou.

De acordo com a Coordenadora de Administração de Infraestrutura do MPC-MT, Lys Marisa Gonçalves, a pesquisa de clima constrói uma visão real para que a gestão possa agir com mais segurança. “Entendo que a pesquisa de clima é importante não somente para a instituição, como também para os próprios servidores e colaboradores. É através desse procedimento que as decisões são tomadas, que são vistas todas as necessidades para melhoria do nosso trabalho e processos internos”, disse a servidora.

A iniciativa está inserida no Objetivo 11 do Planejamento Estratégico de Longo Prazo do MPC-MT (2015-2020) e conta com metas estabelecidas que deverão ser cumpridas durante cada ano. Uma das ações também inseridas no Planejamento Estratégico e que impacta diretamente no clima organizacional é o “Programa Valorizar”, que concede pontos aos servidores que desenvolvem ações proativas e socioambientais. Nele, os servidores tem a possibilidade de trocar pontos por incentivos institucionais, como custeio de cursos, inscrições para congressos e seminários, por exemplo.

A pesquisa de clima organizacional é realizada periodicamente no Ministério Público de Contas. Entre os temas abordados estão condições de trabalho, oportunidade de crescimento profissional, remuneração e relações interpessoais. O MPC-MT busca constantemente realizar ações para o aprimoramento dos servidores, investimento na manutenção da estrutura física e valorizar a proatividade dos servidores.