» » Servidores do MPC recebem capacitação voltada às obras públicas

Servidores do MPC recebem capacitação voltada às obras públicas

postado em: Notícias | 0

O Ministério05 07 Curso Auditoria Obras Públicas Web (6) Público de Contas está realizando hoje (05.07), o curso de “Auditoria de Obras Públicas” para os servidores da instituição e do TCE-MT. A palestra, que termina amanhã (06.07), está sendo ministrada pelo auditor do TCU Gustavo Ferreira Olkowski, na Escola de Contas.

De acordo o professor, as práticas que o TCU utiliza para calcular sobrepreço e as ações que adota em auditorias de obras públicas, são o foco do curso. “Além disso, estamos trabalhando também a parte de responsabilização, ou seja, quem deve ser responsabilizado e como chegar a identificar as causas”, disse o palestrante.

Ele explicou ainda que a capacitação é fundamental para alinhar ent 05 07 Curso Auditoria Obras Públicas Web (11) endimentos e garantir as técnicas adequadas para um bom trabalho de auditoria. “Uma instituição forte é capaz de identificar irregularidades e reverter essa situação em benefício da sociedade, seja na redução de custos ou ao evitar serviços de baixa qualidade.”

Para o Assessor Jurídico do MPC-MT Antônio Raul, o curso possui um papel relevante para o aprimoramento das atividades exercidas no gabinete em que ele trabalha. “A capacitação amplia nossos horizontes e nos apresenta as melhores técnicas de análise em relação às obras contratadas pela Administração Pública. A vinda de palestrantes capacitados e com atuações em outras realidades, como a do TCU, por exemplo, permite a troca de experiências positivas e a possibilidade de que novas ações e iniciativas sejam tomadas em prol de toda a coletividade”, frisou Antônio.

Gustavo é graduado em engenharia civil pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Auditoria e Controle Governamental pelo Instituto Serzedello Corrêa – ISC/TCU. Atualmente, ocupa a função de Assessor na SeinfraUrbana, no Tribunal de Contas da União.

O MPC-MT, a cada semestre, oferta diferentes capacitações com o objetivo qualificar os servidores. Através dessas iniciativas, os pareceres emitidos pelo MP de Contas ganha qualidade, eficácia e contribui para a fiscalização dos recursos públicos.