Ministério Público de Contas » Notícias » MP de Contas participa do 2º Congresso Nacional de Auditores em Cuiabá

MP de Contas participa do 2º Congresso Nacional de Auditores em Cuiabá

Reunião Rede de Controle (43)O Ministério Público de Contas é um órgão atuante no Controle Externo em Mato Grosso. Os aspectos sobre o padrão mínimo da organização e do funcionamento dos Tribunais de Contas do Brasil serão debatidos durante o II Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil – 2º Conacon.

O encontro tem o apoio de 15 instituições, que representam servidores dos Tribunais de Contas de todo o país. O Ministério Público de Contas e o TCE-MT são parceiros institucionais. O Procurador-geral Substituto Alisson Carvalho de Alencar vai participar da cerimônia de abertura juntamente com autoridades nacionais e estaduais.

Para o Procurador-geral Substituto do MPC-MT Alisson Alencar, agregar todos esses representantes do setor público para debater o futuro dos Tribunais de Contas é uma maneira de fomentar o controle externo e estimular o controle social. “A nossa intenção é unir nossas forças, estabelecer diretrizes e buscar soluções em prol do controle externo como ferramenta de combate à corrupção”, explicou.

O Congresso será realizado entre os dias 8 e 10 de novembro, na Escola Superior do Tribunal de Contas de Mato Grosso, em Cuiabá-MT. Um dos destaques da programação é a palestra magna que será proferida pelo Subprocurador-Geral da República Rodrigo Janot.

O 2º Conacon é promovido pela Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso – Audipe e Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil – ANTC.

21 09 Sessão Pleno TCE-MT Web (74)

Para o auditor de controle externo do TCE-SE e diretor da ANTC Ismar Viana, o objetivo vai além do compartilhamento de experiencias. experiências. “Nossa intenção é formar disseminadores da ideia de que o regular desempenho das funções daqueles que integram as Cortes de Contas é o que legitima a importância dos tribunais de contas para o controle dos gastos públicos e, consequentemente, para o combate à prática de atos de corrupção”, explicou.

O Controle Social e os Tribunais de Contas será um dos temas apresentados no dia 9. Entre os debatedores, estarão o Promotor de Justiça na Paraíba Octávio Paulo Neto, o Procurador da República Fábio George e o Conselheiro Substituto no TCE-MT e representante da Rede de Controle em Mato Grosso Moisés Maciel. Já no encerramento será tratado o tema “Padrão mínimo do órgão de auditoria de controle externo dos Tribunais de Contas”, com representantes públicos de todo País.