» » Certificação ISO 9001 melhora procedimentos internos do MP de Contas

Certificação ISO 9001 melhora procedimentos internos do MP de Contas

postado em: Notícias | 0

O Ministério Público de Contas conquistou a certificação do sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001. Dois processos internos do MP de Contas foram padronizados: o SGP – Sistema de Gerenciamento de Prazos dos Gabinetes e a Tramitação dos Procedimentos Internos da Secretaria Executiva. A primeira padronização está relacionada aos prazos na emissão dos pareceres nos processos junto ao Tribunal de Contas. O segundo trata da atividade meio, ou seja, a gestão da instituições quanto às coordenadorias de Administração de Infraestrutura, Orçamento e Finanças, e Gestão de Pessoas.

A implementação da certificação ISO 9001, realizada há oito meses já apresenta resultados. O Gabinete do Procurador de Contas Getúlio Velasco, por exemplo, ultrapassou a meta do Planejamento Estratégico do MPC-MT e atingiu a marca de 97,6% dos pareceres emitidos no prazo, no primeiro semestre de 2019. Já no segundo semestre, nos meses de julho e agosto, o gabinete alcançou 98,7%, o que demonstra um crescimento considerável no prazo dos pareceres ministeriais.

A certificação ISO 9001 é uma metodologia que visa garantir, de maneira padronizada e constante, produtos e serviços de qualidade. O MPC-MT, no primeiro semestre de 2019 emitiu 2.699 pareceres ministeriais, sendo que 2.429 foram dentro do prazo.

A servidora do MPC-MT Erica Rondon explica que o funcionamento dos processos e a distribuição para a equipe da assessoria estão sendo realizados a partir das especificações de qualidade. “Ao receber os processos analisamos os prazos e a urgência na distribuição, sempre acompanhando os prazos estabelecidos na Decisão Administrativa nº 08/2012 e Decisão Administrativa nº 04/2017. Sinto-me honrada em colaborar para que o gabinete do Procurador Getúlio seja dinâmico, com presteza e rapidez no envio das manifestações ministeriais, garantindo celeridade dentro do prazo normativo ”, disse.

De acordo com o Secretário Executivo do MPC, Felix Alberto Ciekalski, a implementação visa adequar os processos administrativos e operacionais da instituição, uma forma de intensificar os trabalhos do MPC. “Recebemos a auditoria de um órgão certificador independente que verificou se os nossos processos estavam condizentes com a norma. Depois de aprovado, o MPC recebeu a certificação”, explicou.

Para o Procurador de Contas Getúlio Velasco Moreira Filho, o ISO 9001 é marco na história do Ministério Público de Contas. “Finalizamos a nossa gestão com investimento em capacitações e na estruturação dos nossos procedimentos. A certificação ISO 9001 veio para coroar a efetivação da nossa estratégia de criar bases sólidas para que o MPC possa continuar na via do aprimoramento técnico em favor da sociedade.”

A certificação ISO tem validade de três anos. Depois desse período, o MP de Contas passará por nova auditoria que deve verificar a evolução no Sistema de Gestão de Qualidade. “Serão verificadas as melhorias realizadas, fazer os ajustes necessários e projetar os avanços para os próximos anos”, ressaltou o Secretário Executivo do MPC-MT Felix Ciekalski.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como uma ferramenta para ajudar o gestor a promover processos eficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização e permitindo que a instituição cresça mantendo a qualidade dos serviços prestados à população. A iniciativa visa dar mais performance à gestão do Ministério Público de Contas, aprimorar a agilidade e aumentar os resultados para a sociedade.