Em comemoração ao dia do Servidor, o Ministério Público de Contas recebeu, na tarde do dia 22 de outubro, o historiador Leandro Karnal. Servidores e colaboradores do MP de Contas e TCE-MT participaram da palestra realizada na Escola Superior de Contas.
O filósofo abordou o tema “Ética e corrupção no mundo contemporâneo: tem solução”. Karnal explicou que, se não houver ética o sistema democrático se torna inviável. “Uma pessoa ética está optando por um bem maior, a ética é um esforço para tornar a vida mais fácil”, disse.
Leandro Karnal falou ainda sobre a importância do servidor para a proteção do bem público. “Cabe em particular ao servidor público essa luta pelo zelo, por aquilo que pertence a todo cidadão do Brasil, o bem público. Precisamos superar um defeito da nossa cultura, de imaginar que tudo que é público é de ninguém, e o que é privado é de alguém. O que é público é de todos, logo é a zona mais reservada”.
De acordo com Leandro Karnal, o Controle Externo é uma das ferramentas de transformação do país. “Do ponto de vista humano o controle externo é muito importante. Nós somos humanos e por sermos humanos precisamos combinar uma convicção pessoal muito profunda ao lado de uma visão externa que ajude a dar uma impessoalidade maior à ação, que é um dos princípios do artigo que fala da ação do servidor na constituição, com impessoalidade, eficácia, eficiência e ética.”
De acordo com a servidora do MP de Contas Lys Gonçalves, a palestra foi uma oportunidade de crescimento profissional. “O tema proposto pelo professor foi extremamente enriquecedor e atual, pois remete a tudo aquilo que vivenciamos e estamos passando no país. Nós servidores que contribuímos com a fiscalização do dinheiro público temos que praticar a ética, esse é o nosso dever e obrigação, temos que mostrar que somos profissionais diferenciados e que trabalhamos com um único objetivo, garantir a boa aplicação dos recursos públicos. ”
Durante o encerramento da palestra, Leandro Karnal deixou um recado a todos os servidores presentes: “o papel de vocês é fundamental, a democracia é feita pela transparência das contas públicas quando isso for efetivo no Brasil, vamos ter dado um passo extraordinário para melhoria deste país. Só falta mudar a mentalidade sobre ética, serviço público, bem público, transparência e democracia. Esta é a tarefa da nossa geração e temos que levar adiante”, finalizou Karnal.
Leandro Karnal é um dos palestrantes mais requisitados do país. Historiador, filósofo, professor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos no Rio Grande do Sul, Leandro Karnal é doutor em história social pela Universidade de São Paulo (USP) e possui pós-doutorado pela Universidade Nacional Autônoma de México, e pelo CNRS de Paris.