O Procurador-geral de Contas do Ministério Público de Contas Alisson Carvalho de Alencar participou da Sessão Plenária, nesta quarta-feira (03/11), em que ocorreu a eleição da Mesa Diretora do TCE-MT para o biênio 2022/2023. Por unanimidade, o Conselheiro José Carlos Novelli foi eleito presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso e terá como vice-presidente e corregedor-geral, os Conselheiros Valter Albano e Guilherme Antonio Maluf, respectivamente.
Durante seu discurso, o Procurador-geral Alisson Alencar enalteceu a experiência e o conhecimento técnico do Conselheiro Novelli. “Com toda a experiência prática de mais de 20 anos de atuação como Conselheiro, mais de 30 anos na vida pública, saberá conduzir este Tribunal para ser o melhor e principal Tribunal de Contas do Brasil. O Conselheiro Novelli tem um perfil empreendedor, tecnológico, eficiente e trará metas rigorosas para que o tribunal exerça sua função constitucional, ou seja, garanta para a população de Mato Grosso serviços públicos de maior qualidade seja na saúde, educação e segurança.”
Alisson Alencar ressaltou ainda a grande responsabilidade em falar em nome do MP de Contas e dos demais Procuradores de Contas presentes na Sessão Plenária. “Um dia histórico por diversas razões, principalmente porque este tribunal que recentemente completou 68 anos tem novamente com sua composição plena, constitucional. Contem com 100% da atuação do MPC em prol de Mato Grosso e da nossa população. Esse é o nosso dever, essa é a nossa obrigação”, disse.
Por fim, o Procurador-geral de Contas parabenizou os resultados obtidos nas gestões anteriores. “Devemos reconhecer que os Conselheiros Guilherme Maluf e Domingos Neto estão deixando importantes resultados para este tribunal. O MP de Contas parabeniza pelos resultados obtidos.”
O Conselheiro Antonio Joaquim, permanecerá como ouvidor-geral do TCE-MT. O Conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto será o responsável pelo relacionamento e articulação com o sistema nacional de controle externo, representando o Tribunal de Contas junto à Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil). O Conselheiro Sérgio Ricardo prestará apoio na formulação de ações inovadoras na área de controle externo do meio ambiente, inicialmente por meio de auditoria operacional, produzindo junto aos municípios um diagnóstico completo do setor. O Conselheiro Waldir Teis assumirá o cargo de supervisor da Escola Superior de Contas.
Com destaque para uma gestão inclusiva, o presidente eleito destacou que seu compromisso será construir um TCE renovado, forte e ao mesmo tempo técnico e orientativo. “Assumo esta missão com orgulho, com grande responsabilidade e imensa gratidão por contar com a confiança e a colaboração de todos os meus amigos conselheiros. Agradeço também as inúmeras manifestações de apoio e carinho por parte dos servidores desta casa, das entidades que os representam, sendo elas Sinttcontas, Audipe e Asteconpe, assim como de autoridades e amigos”.
Novelli assegurou que todos podem contar com sua total dedicação a um trabalho incansável para realizar uma gestão eficiente, inclusiva, focada em fazer do Tribunal um local onde todos tenham orgulho de servir, na certeza de que esse trabalho colabora efetivamente para a promoção de decisões justas e melhoria da gestão pública e dos serviços prestados à sociedade.
O conselheiro também fez questão de ressaltar a atuação de Guilherme Maluf à frente do Tribunal de Contas. Segundo ele, mesmo diante de tamanhas restrições, o atual presidente conseguiu imprimir uma série de avanços que entram para a história do TCE-MT. “Nós pretendemos dar continuidade aos projetos iniciados nesta gestão e colaborar para o seu aprimoramento”, declarou.
O presidente eleito também destacou que quer contar com a inteligência e o desempenho de todos os conselheiros nas áreas onde cada um tenha talento e dedicação, citando a função que cada um dos membros irá desempenhar na próxima gestão.
“O Tribunal é uma organização que reúne o maior acervo sobre a administração pública do Estado, tem um corpo diretivo e técnico altamente capacitado, e uma série de sistemas e ferramentas avançadas. Nosso papel é organizar essa inteligência e colocá-la a serviço da administração pública, para que o resultado do nosso trabalho seja a melhoria dos indicadores sociais de Mato Grosso. Este é o plano. Conto com o apoio dos senhores na execução desta empreitada”, finalizou.
A posse da 56ª Mesa Diretora do Tribunal de Contas de Mato Grosso está prevista para 21 de dezembro.
COM SECOM/TCE-MT