» » MP de Contas implementa sistema de gestão da qualidade ISO 9001

MP de Contas implementa sistema de gestão da qualidade ISO 9001

postado em: Notícias | 0

O Ministério Público de Contas de Mato Grosso está em faze de implementação do sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001. O processo iniciado em fevereiro de 2018 entra em uma nova fase, nos próximos meses a instituição se prepara para a certificação.

O MP de Contas se prepara para receber a certificação ISO 9001 em dois processos internos: o SGP – Sistema de Gerenciamento de Prazos dos Gabinetes e a Tramitação dos Procedimentos Internos da Secretaria Executiva. O primeiro está relacionado aos prazos na emissão dos pareceres nos processos junto ao Tribunal de Contas. O segundo processo trata da atividade meio, ou seja, a gestão da instituições quanto às coordenadorias de Administração de Infraestrutura, Orçamento e Finanças, e Gestão de Pessoas.

De acordo com o Secretário Executivo do MPC, Félix Alberto Ciekalski o trabalho em fase final a implementação, ou seja, a adequação dos processos administrativos e operacionais da instituição, necessários para obter a certificação. “Após a finalização dessa implementação, vamos receber a auditoria de um órgão certificador independente, que irá verificar se nossos processos estão condizentes com a norma e na sequência, o MPC-MT receberá a certificação.”, explicou.

Para o Procurador-geral de Contas, Getúlio Velasco Moreira Filho, esse será um marco na história do Ministério Público de Contas. “Estamos prestes a finalizar nossa gestão com investimento em capacitações e na estruturação dos nossos procedimentos. A certificação ISO 9001 vai coroar a efetivação da nossa estratégia de criar bases sólidas para que o MPC possa continuar na via do aprimoramento técnico em favor da sociedade.”

A certificação ISO tem validade de três anos. Depois desse período, o MP de Contas passará por nova auditoria que deve verificar a evolução no Sistema de Gestão de Qualidade. “Serão verificadas as melhorias realizadas, fazer os ajustes necessários e projetar os avanços para os próximos anos”, ressaltou Félix Ciekalski.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como uma ferramenta para ajudar o gestor a promover processos eficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização e permitindo que a instituição cresça mantendo a qualidade dos serviços prestados à população.

Trata-se de uma metodologia que visa garantir de maneira padronizada e constante produtos e serviços de qualidade. A iniciativa visa dar mais performance à gestão do Ministério Público de Contas, aprimorar a agilidade e aumentar os resultados para a sociedade.

 

Saiba mais sobre ISO 9001:

Sistemas de Gestão da Qualidade no setor Público

Iso International

Iso no TCE-MT