O Ministério Público de Contas de Mato Grosso firmou parceria com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, no sentido de disponibilizar o “Programa Valorizar”, sistema de boas práticas que visa reconhecer e incentivar ações inovadoras dos servidores com a disponibilização de benefícios institucionais.
O termo de cooperação foi assinado, no último dia 12 de agosto, pelo Procurador-geral do MP de Contas Alisson Carvalho de Alencar e pelo Procurador-geral de Justiça do MPRN Eudo Rodrigues Leite. Serão disponibilizados todos os recursos do sistema, códigos de fonte, “know-how”, modelo de resoluções e apoio técnico referentes ao Programa Valorizar.
O Procurador-geral do MP de Contas, Alisson Alencar ressaltou os grandes resultados que o programa trouxe ao MPC e poderá beneficiar bastante os servidores do MPRN. “A proposta do Programa Valorizar de aprimorar a gestão do Ministério Público de Contas visando à excelência foi obtido. Criamos um círculo virtuoso, em que os próprios servidores movimentam a instituição, reforçam a proatividade e atuam pelo aprimoramento profissional e gerencial. Tenho a certeza de que os resultados no MPRN através do Valorizar serão visíveis em pouco tempo”, disse.
O sistema funciona a partir de pequenas ações realizadas pelos servidores como doação de sangue, médula óssea, comprovação de exercícios físicos regulares, check-up anual de saúde, bem como a realização de palestras agendadas pelo próprio servidor que divulguem as atividades da instituição, publicação de artigos nas mídias em geral, entre outras. Através dessas atividades, o servidor adquire pontos para trocar em incentivos institucionais, como habilitação para custeio integral de cursos de idioma estrangeiro, de pós-graduação, participação em congressos ou seminários voltados ao aprimoramento e aperfeiçoamento profissional.
O Programa Valorizar foi instituído pela Resolução 05/2015, através do colégio de Procuradores de Contas com a finalidade de incentivar os servidores pelas capacitações ofertadas e, dessa forma, melhorem o desempenho profissional em prol da fiscalização do controle externo. Entretanto, o programa cresceu e foi além. Representa um grande recurso da gestão do MP de Contas mato-grossense em ações proativas tanto na atividade administrativa quanto na equipe que atua na fiscalização dos recursos públicos.