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Oficina de Fotografia é realizada durante encontro de comunicação dos MPC´s brasileiros

O Ministério Público de Contas de Mato Grosso participou do II COM.MPC. O encontro, realizado durante o XI Fórum Nacional do Ministério Público de Contas, visa incentivar a criação de assessorias de comunicação dentro dos MPC’s, bem como a capacitação dos profissionais que atuam nesses setores. O encontro reuniu assessores de comunicação, Procuradores e servidores do Ministério Público de Contas de diversas regiões do Brasil.

Na oportunidade, a oficina de fotografia foi ministrada pelo fotojornalista e publicitário Diego Castro, que atua no MP de Contas de Mato Grosso. A Oficina de Fotografia também faz parte do projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso com o apoio da Fundação Uniselva e do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

Diego Castro falou sobre a importância da qualidade da fotografia para demonstrar o trabalho realizado pelo MPC nos diversos estados brasileiros. “Acredito que é essencial auxiliarmos para elevar o padrão das imagens geradas pelo MP de Contas para que fique confortável para o cidadão receber nossos conteúdos. Isso faz parte da nossa missão institucional que é servir ao cidadão”, explicou Diego Castro.

A jornalista Mariana Sena, que integra o MP de Contas mato-grossense participou da abertura da Oficina e falou aos presentes sobre o trabalho realizado em Mato Grosso. “A palestra do Diego foi muito bem recebida e impressionou a todos os presentes. Tenho certeza de que vai contribuir bastante para a melhoria dos conteúdos produzidos nos outros estados.”

A reunião também contou com a participação do jornalista e assessor de comunicação da Associação Nacional do Ministério Público – AMPCON, Sérgio Lerrer, que ministrou a oficina “Comunicação e Sociedade”. Lerrer destacou o papel da comunicação pública como uma ferramenta de aprimoramento da sociedade e a importância dos MPC’s formarem uma rede colaborativa. “Tudo aquilo que é implementado pelo poder público tem que ter a adesão da sociedade para ser efetivo, reproduzido, representado e impactar. Então a comunicação é a ferramenta mais adequada, é a maneira de engajar o cidadão, ganhar o reconhecimento da sociedade”, disse Sérgio Lerrer.

A Procuradora do MP de Contas do Pará, Silaine Vendramini explicou que a iniciativa faz parte do planejamento  estratégico do Ministério Público de Contas brasileiro. “Estamos incentivando constantemente para que cada Ministério Público de Contas tenha a sua assessoria de comunicação e troque experiências dentro do grupo formado para produção de campanhas nacionais.”

Ela ressaltou ainda que a troca de experiências durante o Fórum foi fundamental, pois foi possível o encontro de muitos profissionais que se conheciam apenas em ambiente virtual, bem. “Olhar nos olhos, pegar nos equipamentos, como nós vimos na Oficina de Fotografia é essencial porque mostra o que o Ministério Público de Contas pode fazer pela sociedade e como a sociedade pode auxiliar nosso trabalho”, disse a Procuradora que também coordena a campanha integrada e as ações do Grupo Nacional de Comunicação do Ministério Público de Contas brasileiro.


Campanha Integrada COM.MPC

O II Encontro Nacional do Ministério Público de Contas realizado no final de 2020 trouxe como um dos eixos de atuação a comunicação. Desta forma, em 2021 foi ampliado o grupo de Assessoria de Comunicação e foi inserido um representante de cada MPC. Durante o ano, foram realizadas reuniões mensais de integração, trocas de experiências e trabalho.

Ainda em 2021, foi criada e lançada a Política Nacional de Comunicação do Ministério Público de Contas brasileiro. Seu lançamento, feito de forma virtual, durante o I COM.MPC foi um sucesso, engajando vários MPC´s a desenvolverem a área de comunicação em seu órgão. O evento também contou com palestrantes e jornalistas renomados.

O segundo semestre de 2021 foi marcado por uma nova conquista: campanhas nacionais de comunicação feitas de forma coordenada e integrada com publicações e divulgações conjuntas por todos os MPC´s.

Em 2022, houve a continuidade dessas campanhas com a promoção de reuniões periódicas e capacitações. Em agosto, o grupo realizou uma oficina com a jornalista Michelle Stival, da Câmara Municipal de Curitiba-PR, sobre produção de conteúdo com o uso do celular. Em novembro, a oficina Uso do Whatsapp nas relações com a imprensa com a jornalista Isabel Pimentel, assessora chefe de Comunicação da Anvisa, trouxe importantes técnicas para os participantes.

Durante o ano de 2022, foram abordados os seguintes tema das Campanhas Coordenadas:

1. Conhecendo o MPC através do enfoque da cooperação com os demais órgãos de Controle
2. ODS e Compras Governamentais
3. Eleições e Controle Externo
4. Papel da Mulher na Sociedade e Violência contra a Mulher
5. Valorização do Serviço Público e Trabalho Remoto
6. MPC no contexto do MP brasileiro e sua atuação pela boa gestão e no combate à
corrupção

O segundo encontro de comunicação do MPC se propôs a aprimorar os conhecimentos através de trocas de experiências e capacitação de servidores e membros do MPC brasileiro.

O XI Fórum Nacional do Ministério Público de Contas foi realizado entre os dias 07 e 09 de dezembro no Tribunal de Contas do Ceará, em Fortaleza e faz parte do conjunto de ações do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Contas (CNPGC) e Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON).