Cerca de 1.500 servidores, de 34 Tribunais de Contas do Brasil e de alguns países do Mercosul estiveram presentes em Gramado, Canela e Nova Petrópólis, no Rio Grande do Sul, para a OTC – Olimpíadas dos Tribunais de Contas.
O evento esportivo, realizado entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro de 2018 teve a participação de três servidores do MPC-MT, Gizely Stephan, Lourinne Neves e Lício Cruz Neto.
A servidora Gizely escolheu três modalidades, o tênis de mesa, dama e futsal. Ela alcançou a terceira colocação na categoria do tênis de mesa livre e master. Lourinne Neves participou do futsal, boliche, ficou em quarto lugar no basquete e entre as doze primeiras no boliche. Já o servidor Lício representou o MP de Contas no tiro esportivo, sinuca e boliche. Ele ficou entre os doze melhores no tiro esportivo entre 54 atletas do Mercosul.
Gizely Stephan ressaltou a satisfação de poder contribuir com um evento que só nos traz benefícios aos servidores. “Esse evento é importante porque busca, por meio do esporte, promover qualidade de vida e confraternização entre todos os servidores. Fico extremamente agradecida pela oportunidade de poder representar o TCE e o MPC de Mato Grosso”, disse.
De acordo com Lício, o mais importante em ter participado das olimpíadas foi vivenciar a integração com os servidores. “Além do incentivo ao esporte, a competição faz com que nós servidores possamos evoluir em conhecimento, pois no evento é possível conhecer diversos servidores e compartilhar experiências.”
As olimpíadas cumpriu sua a finalidade de desenvolver a integração, fortalecer o relacionamento com servidores de outros estados através do intercâmbio esportivo. Entre as 21 modalidades ofertadas pelo evento estiveram basquete, corrida, tênis, futsal, boliche, natação, pesca, tiro esportivo, sinuca e jogo de dama.
Para Lourinne Neves, o evento é uma oportunidade ímpar de integração entre todos os Tribunais de Contas e de estreitamento de amizades. “Às vezes, na correria do dia a dia, essa aproximação não é possível. As equipes são verdadeiras famílias, que se dedicam juntas para as competições. Sou especialmente grata pela oportunidade de representar o nosso estado e a nossa instituição”, ressaltou.
A OTC 2019 será realizada em Manaus, no estado do Amazonas. A informação foi anunciada na noite do dia 29 de outubro, durante a cerimônia de abertura dos jogos. Os jogos em Manaus estão previstos para serem realizados em novembro de 2019, com o mesmo número de modalidades das realizadas em Gramado-RS. “Vamos continuar treinando para melhorar nosso desempenho cada vez mais. A equipe de Mato Grosso ficou em 9º lugar entre as 34 delegações do Mercosul. Ano passado estávamos em 15º lugar no país. Estamos melhorando a cada dia e vamos seguir avançando”, explicou Lício.
Durante o evento, os servidores participaram do III Congresso Governança e Controle Externo. No encontro foram debatidos assuntos relacionados ao papel dos Tribunais de Contas na melhoria da Administração Pública.