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Procurador Geral de Contas Alisson Alencar debate o papel da ouvidoria e a atuação do controle interno durante Ouvidoria Day

O Procurador-geral de Contas Alisson Alencar debateu, durante o primeiro Ouvidoria Day presencial promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o papel da ouvidoria e a atuação do controle interno em benefício do controle social. O evento, que começou na manhã desta quinta-feira (20/03), no auditório da Escola Superior de Contas, e reuniu ouvidores e controladores internos do Estado e dos municípios para debater a transparência e o controle social na gestão pública.

Além do Procurador-geral de Contas, a mesa de debate sobre “O papel da ouvidoria e a atuação do controle interno em benefício do controle social”, contou com a participação do Consultor jurídico-geral do TCE-MT, Grhegory Maia, do Superintendente Regional da CGU em Mato Grosso Ricardo Plácido, e do palestrante Gilberto Waller Júnior, Corregedor da Procuradoria-Geral Federal da Advocacia Geral da União (AGU).

O Procurador-Geral de Contas, Alisson Alencar, destacou a importância do controle interno e da ouvidoria na administração pública. “O Tribunal de Contas de Mato Grosso é, há 15 anos, um dos maiores defensores da transparência e do controle social no Brasil. Essa instituição tem desempenhado um papel essencial na consolidação de uma administração pública mais eficiente e transparente, estimulando o fortalecimento das ouvidorias. Parabenizo este Tribunal e, em especial, o conselheiro Antônio Joaquim, que há mais de 10 anos lidera esse trabalho fundamental para a gestão pública”, ressaltou.

Alisson enfatizou que uma administração pública eficiente exige um controle interno valorizado e uma ouvidoria atuante. “Não basta apenas ouvir a sociedade. Precisamos transformar os dados coletados pelos feedbacks da população em informações valiosas para aprimorar os serviços públicos. As ouvidorias têm sido eficientes, mas precisamos inovar, modernizar e adotar uma postura mais ativa. Buscar os sentimentos da sociedade antes mesmo que as reclamações cheguem de forma formal, pode revolucionar a forma como a gestão pública responde às demandas da população”, afirmou o procurador.

Por fim, o procurador-geral trouxe uma reflexão sobre a necessidade de aliar tecnologia e inovação para melhorar os serviços públicos. “Os recursos sempre serão menores que as demandas sociais, e é justamente por isso que precisamos ser mais eficazes. A análise de sentimentos, por exemplo, pode ser um diferencial na atuação das ouvidorias. Se conseguirmos utilizar ferramentas tecnológicas para captar, em tempo real, as percepções da população em redes sociais e grupos, poderemos transformar a tomada de decisão na administração pública”, concluiu Alencar.

Durante o evento, estão sendo abordadas questões essenciais para o fortalecimento do controle social, como a atuação do controle interno na implementação de regras de conduta e ética nos órgãos públicos. Além disso, temas como a importância da ouvidoria no combate à corrupção e a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também estarão na pauta.

O Ouvidoria Day é promovido pela Ouvidoria Geral do TCE-MT e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon) e da Controladoria Geral da União (CGU). O evento acontece em celebração ao Dia do Ouvidor, comemorado oficialmente no dia 16 de março, e reforça a importância do controle social e da transparência na administração pública.