» » Procurador-geral de Contas dá boas-vindas aos estudantes de Direito durante Sessão do TCE

Procurador-geral de Contas dá boas-vindas aos estudantes de Direito durante Sessão do TCE

postado em: Notícias | 0

O Procurador-geral de Contas Alisson Carvalho de Alencar foi designado para recepcionar os estudantes de Direito da Universidade de Cuiabá – UNIC Beira Rio ,que assistiam à Sessão Plenária do TCE-MT, na manhã de terça-feira (03/09).

Durante o discurso, Alisson Alencar enfatizou a presença da Administração Pública em diversos momentos da vida cotidiana de cada cidadão, desde o fornecimento de água, até os serviços essenciais de prestação continuada como saúde, educação e segurança pública. Ressaltou ainda, a importância de um efetivo sistema de cobrança de tributos e a imprescindibilidade do Controle Externo na fiscalização dos gastos públicos.

Ao falar sobre o trabalho de controle dos gastos públicos, o Procurador-geral de Contas Alisson Alencar exaltou o corpo técnico do TCE-MT, composto por servidores experientes e éticos, bem como a missão do Ministério Público de Contas na defesa do bem público e combate à corrupção. “O MPC atua na defesa do ordenamento jurídico. Nosso papel é fiscalizar, fazer a detecção de irregularidades, denunciar ao tribunal e cobrar providências efetivas para solução desses problemas. Nós somos os “cães de guarda” da sociedade e estamos à disposição de todos os cidadãos mato-grossenses para receber denúncias e sugestões.”

Cerca de 150 alunos, que cursam o 9º e o 10º semestre de Direito, visitaram o Tribunal de Contas pelo projeto TCEstudantil. Na oportunidade, conheceram a estrutura física da Corte de Contas, assistiram a Sessão Plenária e participaram de duas palestras. Inicialmente, o auditor Francisney Liberato falou sobre o funcionamento do TCE-MT. Na sequência, o servidor do MPC-MT Teófilo Márcio de Arruda Barros Júnior apresentou aos futuros operadores do Direito o Ministério Público de Contas.

O Programa TCEstudantil é coordenado pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI) do TCE-MT. Além de estimular o exercício da cidadania, o projeto contribui para ressaltar a importância do Controle Social.

Para denúncias, reclamações, sugestões e elogios acesse a página da Ouvidoria do MPC-MT. www.mpc.mt.gov.br/ouvidoria