O livro “O Bom Governo e o Combate à Corrupção” foi lançado, na tarde desta quinta-feira, 30 de junho, em um evento realizado pela Editora Liquet e FADISP. O obra, que tem a organização do Procurador-geral de Contas do MPC-MT Alisson Carvalho de Alencar e a coordenação dos professores e doutores Lauro Ishikawa e Thiago Lopes Matsushita, é resultado de debates e estudos realizados no período de comemoração do aniversário de 800 anos da Universidade de Salamanca – Usal, na Espanha.
Durante o evento foram discutidos relevantes temas para o setor público, como conceitos de Estado, melhoria da Administração Pública e efetivação do ‘Compliance’. “Da minha parte foi muito gratificante o trabalho de organizar essa obra porque contei com dois coordenadores extremamente técnicos e experientes, os professores Thiago Matsushita e Lauro Ishikawa”, disse.
O livro contou com a colaboração conjunta do Centro Universitário Alves Faria – UNIALFA, Faculdade Autônoma de Direito – FADISP, da Faculdade de Direito espanhola da Universidade de Salamanda – Usal e da Editora Liquet. O trabalho apresenta um grupo de autores, estudiosos e tem o objetivo de elevar a qualidade do conteúdo, zelando para que a produção do conhecimento e da ciência de alto nível encontrem condições de difusão e se tornem acessíveis à sociedade.
O Procurador-geral de Contas do MPC-MT Dr. Alisson Carvalho Alencar parabenizou os autores, professores em Direito, mestres, e doutores que apresentaram seus artigos e contribuíram com a obra. “Importante enaltecer o trabalho dos autores que foi de extrema qualidade técnica. Eles puderam discutir temas relacionados com a vivência brasileira e espanhola. Todos aqueles que tenham interesse nesses temas relevantes e atuais da administração pública serão muito bem-vindos para conhecer essa obra e para explorar todos os conhecimentos dos artigos que lá estão.”
O lançamento do livro contou com a mediação do Procurador-geral de Contas Alisson Alencar, Lauro Ishikawa e Thiago Lopes Matsushita. Estiverem presentes no evento online, nove dos 14 autores do livro. Na oportunidade, cada um falou sobre os seus respectivos artigos.
Para Alisson Alencar, a produção de conhecimento sobre a gestão pública é uma relevante maneira de fazer o Direito chegar efetivamente àqueles que realmente precisam do Estado. “O bom governo e o combate à corrupção representam uma justa contrapartida para cada brasileiro que deposita sua confiança nas instituições públicas. Temos um compromisso social importantíssimo e essa obra é um passo importante nesse sentido”, ressaltou.