O Procurador-geral de Contas Alisson Carvalho de Alencar participará, como moderador, do Fórum Internacional de Direito nesta quarta-feira (05/07). O evento internacional é promovido pela Escola de Direito da Alfa Educação com a Università di Siena e a Universidad de Valladolid, em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.

Moderado pelo Procurador-geral de Contas, o painel sobre Globalização e Direitos Humanos contará com coordenadores e professores renomados como o Ministro do TSE, Prof. Titular da USP e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Direito da Fadisp, Dr. André Ramos Tavares.
A programação do Fórum Internacional de Direito conta com dois eventos. O encontro começa na Espanha, na Universidad de Valladolid com o VII Congresso Iberoamericano, e finaliza na Itália na Università de Siena, Summer School Democracia e Desenvolvimento.
Para o Procurador-geral de Contas do MPC-MT, os direitos humanos estão hoje garantidos juridicamente em muitos planos, a nível nacional, internacional e até mesmo supranacional, com a proteção por meio de organismos como a ONU e a OEA. “Já a globalização, por sua vez, precisa ser reconhecida na sua ambivalência. Ela pode pôr em risco a multiplicidade cultural, mas pode também enriquecer, porque permite a conscientização das diversidades segundo nações e regiões ou culturas. É o surgimento de uma comunidade mundial global”, disse o Procurador-geral de Contas.
Salientou ainda que a globalização é um dos fatores que convergem, em muitos países, para a violação do direito à vida, do direito à proteção da saúde, dos direitos das minorias, e do direito a um padrão de vida adequado à saúde e ao bem-estar. “Dessa forma, o debate tem esse objetivo de esclarecer como a globalização tem afetado positivamente ou negativamente os Direitos Humanos atuais.”

No dia 06 de julho, durante a segunda sessão do evento, o tema sobre Sistemas de Inteligência Artificial: La Sostenibilidad Del Trabajo Humano en Jaque terá como debatedores o Presidente do Tribunal de Contas do TCE-MT José Carlos Novelli, o Conselheiro Sérgio Ricardo, Grhegory Paiva, consultor jurídico Geral do TCE-MT, a Dra. Carmen Martinez, Professora Doutora UVA e o Dr. Lauro Ishikawa, Coordenador-Geral dos Cursos da Escola de Direito da Alfa Educação – Fadisp/Unialfa
Alunos de vários níveis de estudo: Graduação, Mestrado, Doutorado, Doutores e Pós-Doutores podem participar do evento. O encontro visa oferecer um amplo conhecimento de ambos os sistemas, aproveitando a imersão completa no ambiente Europeu jurídico e cultural. Além disso, apresentar as principais questões levantadas pela globalização do direito e pela comunicação transjudicial, com foco nos sistemas Europeu e Latino-Americano.
As palestras seguem até o dia 14 de julho com diversos outros temas a serem abordados como Direitos Humanos e as Novas Tecnologias , Igualdade, Vulnerabilidades e Políticas de Inclusão, Amazônia e os Bens Públicos Globais, Democracia e Desenvolvimento.
Veja a programação completa
http://www.fadisp.com.br/forum-internacional/mais-informacoes/programacao-forum-internacional-de-direito-congresso-iberoamericano