Ministério Público de Contas » Notícias » Servidores do MPC doam 100 kits de higiene para Pastoral de Imigrantes

Servidores do MPC doam 100 kits de higiene para Pastoral de Imigrantes

O Ministério Público de Contas de Mato Grosso entregou, na tarde de terça-feira (21.05), 104 kits de higiene pessoal ao Centro de Pastoral para Migrantes e Imigrantes em Cuiabá. Todo material foi arrecadado pelos servidores e visa auxiliar, principalmente, os refugiados que procuraram abrigo na capital mato-grossense.

A campanha Abril Solidário, idealizada pela Analista de Contas do MPC-MT Caline Rodrigues, busca estimular os servidores a participarem de projetos socioambientais e atender a um dos objetivos do Planejamento Estratégico de Longo Prazo (2015-2020) da instituição.

No total, foram doados mais de 100 kits contendo sabonetes, creme dental, shampoo e outros itens de higiene pessoal. Os servidores doaram ainda roupas, calçados, brinquedos, alimentos não perecíveis e medicamentos. Participaram da ação 31 pessoas, entre servidores, procuradores e amigos que se sensibilizaram com a iniciativa.

A pastoral atende, atualmente, pessoas de nacionalidade estrangeira, como haitianos e venezuelanos. O Centro Pastoral é o principal local de Cuiabá que acolhe migrantes e imigrantes em busca de ajuda. A coordenadora da Pastoral, Eliane Vitalino explicou que existe um tempo de permanência estipulado, para que, com a ajuda do Ministério do Trabalho e da OIT – Organização Internacional do Trabalho – consigam inseri-los no mercado. “O estrangeiro pode ficar por 45 dias em nossas dependências, e a moradia pode ser estendida conforme a necessidade de cada um”, disse Eliane.

A servidora do MPC-MT, Caline Rodrigues falou sobre a satisfação em fazer parte da iniciativa de consolidar o MP de Contas como uma instituição preocupada em exercer e estimular a solidariedade. “É um orgulho, para mim, participar de mais uma campanha do MPC-MT. A cada novo projeto social que realizamos, me deparo com a certeza de que ainda existem pessoas com vontade de contribuir um pouquinho para ajudar a quem precisa. E, que dentre essas pessoas, estão meus colegas de trabalho com quem convivo diariamente.”

Ainda de acordo com a coordenadora da Pastoral Eliane Vitalino, é extremamente importante que os órgãos públicos se mobilizem para entender que o migrante existe, que está na cidade e precisa de ajuda. “É um gesto de colaboração. Os kits que foram entregues vai muito além da doação, representam também a dignidade das pessoas aqui na pastoral.”

No momento, de acordo com a Coordenadora, o Centro de Pastoral está precisando de colchões usados ou novos. A pastoral está localizada na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, no bairro Carumbé. Interessados em realizar qualquer doações, o telefone para contato é o (65) 9 9958-33-43 (falar com Eliane), ou pelo telefone da pastoral, atendimento na parte da tarde (65) 3641-1451.