» » TRE-MT recebe apoio da Rede de Controle para finalizar cadastramentos biométricos em Cuiabá e Várzea Grande

TRE-MT recebe apoio da Rede de Controle para finalizar cadastramentos biométricos em Cuiabá e Várzea Grande

postado em: Notícias | 0

A Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso realizou reunião ordinária, na tarde desta sexta-feira(07.06), na sede do TRE, em Mato Grosso. Na oportunidade, o Tribunal Regional Eleitoral apresentou os desafios encontrados para atender 150 mil eleitores que ainda precisam passar pelo processo de cadastramento da biometria.

Para o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Luiz César Darienzo Alves, a biometria será finalizada quando chegar a aproximadamente 80% dos cadastros concretizados, sendo que o prazo é até início de maio de 2020. “O nosso desafio é conseguir captar e trazer a população para o cadastramento. Nesse sentido é que precisamos do auxílio da Rede de Controle, com a infraestrutura, locais e apoio de atendimento para conseguirmos suprir essa demanda de Cuiabá e Várzea Grande”, disso o Secretário.

Ele explicou que, se o atendimento for, em média, de mil eleitores por dia, terão apenas 150 dias úteis para o cadastramento. “A nossa intenção é que a rede nos auxilie, como tem nos ajudado muito, a alcançar nosso objetivo para atender o pleito eleitoral do próximo ano.”

Ainda durante o encontro, foi apresentado o levantamento feito pela Controladoria Geral da União (CGU) em Mato Grosso sobre a utilização de pregões eletrônicos pelos municípios do estado.

O Superintendente da CGU em Mato Grosso, Daniel Gontijo Motta, reforçou sobre a importância da utilização de pregões eletrônicos na Administração Pública. “Com o nosso levantamento, entendemos que o pregão eletrônico é mais vantajoso para Administração Pública. Ele traz mais isonomia no processo, transparência e maior competitividade, tornando melhores os preços das aquisições. A ideia é que os parceiros da rede possam atuar para que tenhamos cada vez mais o pregão eletrônico no lugar do presencial.”

O Superintendente frisou ainda que cerca de 70% de todas as aquisições feitas pelos municípios de Mato Grosso utilizam o pregão presencial. “O que mais nos chamou a atenção foi que a gente identificou alguns municípios bem pequenos utilizando o pregão eletrônico, enquanto outros bem maiores não o utilizam. Percebemos os benefícios e o potencial de uso dessa ferramenta que facilmente pode ser implementada e começar a ser utilizada de forma mais contundente pelos municípios.”

A Rede de Controle reúne 17 membros e 3 instituições colaboradoras para troca de experiências, informações e participação em grupos de trabalho. A iniciativa visa combater a corrupção, otimizar o uso de recursos públicos e promover a moralidade administrativa. A cada mês, a Rede de Controle se reúne em uma instituição diferente.

Conheça o trabalho da Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso. Acesso: www.redecontrole.mt.gov.br.