Ministério Público de Contas » Notícias » 57° Mesa Diretora do TCE-MT é empossada na manhã desta terça-feira( 21/11)

57° Mesa Diretora do TCE-MT é empossada na manhã desta terça-feira( 21/11)

A nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) tomou posse na manhã desta terça-feira (21), durante sessão solene realizada no auditório da Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec Senai). O conselheiro Sérgio Ricardo, foi empossado como Presidente, e os Conselheiros Guilherme Antonio Maluf e José Carlos Novelli, como Vice-Presidente e Corregedor-geral, respectivamente.

Na oportunidade, Além do Procurador-geral de Contas Alisson Alencar, estiveram presentes o Procurador-geral de Contas Adjunto William de Almeida Brito Júnior, os Procuradores de Contas Gustavo Deschamps e Getúlio Velasco e também autoridades de Mato Grosso como o Governador Mauro Mendes, o Prefeito Emanuel Pinheiro, Senador Wellington Fagundes, a Presidente do TJ-MT Clarisse Claudino, entre outras autoridades.

O Procurador-geral de Contas Alisson Carvalho de Alencar, durante o seu discurso, fez questão de pontuar alguns, dos vários trabalhos realizados pela Corte de Contas durante a gestão do Conselheiro José Carlos Novelli. De acordo com ele, o Tribunal obteve grande evolução, resgatou o respeito institucional e a estatura de instituição essencial para o estado de Mato Grosso.“O Tribunal de Contas de Mato Grosso fez entregas eficientes e garantiu um ganho nos seus resultados. Conseguimos, por meio da liderança do Conselheiro José Carlos Novelli, motivar todos os servidores a se capacitarem e sob a liderança dos Conselheiros conseguimos alterar a visão estratégica do Tribunal de Contas, garantir que a administração pública mato-grossense seja referência no Brasil”, disse o Procurador-geral de Contas Alisson Alencar

Ressaltando ainda os resultados do TCE-MT, o Procurador-geral de Contas falou sobre a criação do primeiro Código do Processo de Controle Externo e das Comissões Técnicas Temáticas. “Para garantir segurança jurídica em todos os processos do Tribunal de Contas, fomos os primeiros a construir um Código do Processo de Controle Externo, regras claras dos processos e procedimentos que tramitam no Tribunal, que dão essa clareza e segurança para os jurisdicionados e para a sociedade. Construímos e consolidamos as Comissões Técnicas Temáticas, são pontos principais de aproximação do Tribunal de Contas com os gestores públicos e com a sociedade, buscando reconhecer quais são as principais dores da população e o Tribunal de Contas como um órgão orientador de capacitação, busca entregar soluções técnicas importantes para que esses problemas sejam solucionados, tudo buscando aprimorar a vida da nossa sociedade, dos mais de 3 milhões de mato-grossenses.”

O Procurador-geral de Contas finalizou o discurso, parabenizando a gestão do Conselheiro José Carlos Novelli e Sérgio Ricardo, Presidente empossado no biênio 2024-2025. “Parabéns Presidente José Carlos Novelli, pela condução dessa seleção de Conselheiros, servidores e principalmente por ter aproximado o Tribunal de Contas da sociedade e dos jurisdicionados. Conselheiro Sérgio Ricardo, é vocacionado para fazer entregas para a sociedade, é um pessoa que gosta de estar com a população, gosta de estar próximo de crianças e adultos fazendo o melhor por Mato Grosso. Não tenho dúvidas,se nós estamos atualmente na melhor versão do Tribunal de Contas de todos os tempos é por conta também do seu trabalho motivador. Esta estatura atual que nós estamos, no final da sua gestão estaremos ainda mais altivos, realizadores e a sociedade mato-grossense vai poder contar com um Tribunal de Contas extremamente presente para entregar resultados positivos. Sucesso na gestão Conselheiro Sérgio Ricardo e conte conosco integralmente. ”

Na ocasião, o Presidente empossado, Conselheiro Sérgio Ricardo, propôs um pacto por Mato Grosso a todas as autoridades presentes na solenidade. “Que esta seja uma grande reunião de trabalho e que minha posse seja uma oportunidade de reforçar aquilo que todos nós já fazemos, que é trabalhar por Mato Grosso. Este talvez seja um dos maiores encontros da classe política e dos poderes constituídos. Então, quero aproveitar este momento histórico para propor esse pacto e que cada um faça a sua parte. Inspirados pelo ideal republicano, vamos proclamar uma luta incessante pelo fim das desigualdades regionais”, disse o Conselheiro Sérgio Ricardo.

A nova mesa diretora eleita entra em efetivo exercício a partir do dia 1° de janeiro de 2024. A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Contas (canal 30.2) e pelo Canal do TCE-MT no YouTube. Assista! https://www.youtube.com/watch?v=yx3_BuZ2RPQ