Nesta sexta-feira (29/11), iniciou o Doutorado Interinstitucional em Direito, uma parceria inédita entre o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). O programa, que promete transformar a formação de servidores públicos no estado, começou com a Aula Inaugural ministrada pelo Procurador-Geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, membro do corpo docente do curso.
Este é o primeiro doutorado interinstitucional em Direito no estado, uma verdadeira revolução no setor público, que visa capacitar 30 servidores das três instituições. O curso, oferecido em parceria com a Faculdade Autônoma de Direito (Alfa-Fadisp), trará aulas presenciais em Cuiabá e contará com a presença de professores renomados.
Alencar, que destacou a importância do curso como um marco para a qualificação jurídica de Mato Grosso, afirmou: “Esse doutorado não apenas vai formar 30 doutores, mas também elevará o padrão técnico e jurídico do estado, contribuindo para um serviço público mais eficiente e de excelência”. O Procurador-Geral também será responsável por ministrar a disciplina de decisões algorítmicas, abordando como a tecnologia e a inteligência artificial podem ser utilizadas de maneira ética e eficaz no setor público.
Além da capacitação acadêmica de alto nível, o programa tem como objetivo integrar inovação tecnológica à prática jurídica. “Vamos capacitar nossos servidores para aplicarem a tecnologia e a IA de forma legítima, com ética e responsabilidade, otimizando os processos dentro das instituições e oferecendo um serviço público mais ágil e eficaz à sociedade”, explicou Alencar.
Com a realização das aulas na Escola do Tribunal de Contas e com a presença de especialistas de São Paulo, o doutorado é uma aposta no futuro de Mato Grosso. “Este projeto não só investe na formação individual, mas é uma transformação para o estado, que se traduzirá em políticas públicas mais qualificados e com maior impacto na sociedade”, concluiu o Procurador-Geral de Contas.