O gabinete do Procurador de Contas William de Almeida Brito Junior realizou, na tarde desta quinta-feira (14.06), a primeira reunião por videoconferência com servidores em teletrabalho. O objetivo do encontro é desenvolver ações preventivas para que todos os pareceres emitidos no gabinete fiquem dentro do padrão mínimo de qualidade. Durante a reunião os servidores apresentaram os resultados das análises realizadas.
Além Procurador de Contas William de Almeida Brito Junior, a reunião contou com a presença do chefe de gabinete José Barbosa Neto, servidores, estagiários e de dois, dos três servidores que estão em teletrabalho. Eles, ocupam o cargo das chamadas Funções Gratificadas para Supervisão da Qualidade dos Pareceres.
Semestralmente, são colhidos um determinado número de pareceres, por gabinete, para avaliar a qualidade, cada parecer é avaliado com notas de 0 a 100. Entretanto, essa ação busca encontrar medidas que tornam esse procedimento mais rápido, afim de corrigir simultaneamente todos processos fora do padrão de qualidade.
Para o Chefe de Gabinete José Barbosa Neto, a ação também vai melhorar os resultados obtidos nos anos anteriores. “Esses padrões de qualidade vão impactar no próprio objetivo do planejamento estratégico e nos resultados que a comissão faz anualmente, esperamos que esse trabalho específico que iremos desenvolver aqui no gabinete, agindo preventivamente possa diminuir os processos que estão fora do padrão, essa é a principal meta”, disse José.
A padronização visa o atendimento da meta inserida no Planejamento Estratégico de longo prazo do Ministério Público de Contas que consiste em garantir que, 90% dos pareceres sejam emitidos com o padrão mínimo de qualidade. Para se realizar essa análise, os servidores obedecem mais de 250 critérios estabelecidos para este ano que faz a medição dessa qualidade, são alguns deles: Aspectos penais, técnicos, linguísticos e aspecto de qualidade da fundamentação.
A iniciativa de realizar a reunião por videoconferência, também foi um assunto frisado na reunião. A ideia veio para fomentar o uso da tecnologia e assim trazer benefícios tanto para a instituição quanto para o servidores como, a redução de custos, melhora na produtividade, otimização do tempo ao eliminar deslocamentos desnecessários, entre outras vantagens.
Ao longo do ano de 2017, a instituição ultrapassou sua meta ao encerrar o ano com 91,87% de qualidade nos 261 pareceres avaliados. A instituição teve por objetivo o cumprimento de 70% dos pareceres emitidos com o padrão mínimo de qualidade. Para este ano, as expectativas são de aumentar ainda mais a meta, haja vista o acréscimo na quantidade de supervisores.