Ministério Público de Contas » Notícias » Governador recebe ofício da Rede de Controle sobre escolha de conselheiros

Governador recebe ofício da Rede de Controle sobre escolha de conselheiros

23 06 Rede de Controle Entrega de Ofício Governador Web (9)

A regulamentação para a escolha de conselheiros do Tribunal de Contas foi o assunto da reunião desta sexta-feira (23.06), entre membros da Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso e o governador Pedro Taques.

Durante o encontro, o coordenador geral da Rede de Controle, conselheiro substituto do TCE-MT Moisés Maciel, explicou que a preocupação das instituições de controle é que o Tribunal de Contas seja um órgão técnico e eminentemente constitucional.

Ele ressaltou ainda que a iniciativa visa criar um rito processual democrático, republicano e transparente para que toda a sociedade tenha acesso àquilo que as autoridades estão fazendo. “A nomeação de um conselheiro é um ato complexo que envolve o poder legislativo, executivo e o próprio Tribunal. Por isso, a Rede entendeu que deveria notificar esses três órgãos, essas três esferas do poder para que cumprissem, de fato, a constituição através de regulamentos claros”, frisou.

O governador Pedro Taques recebeu um ofício com a assinatura de membros das 17 instituições que compõe a Rede, entre elas o Ministério Público de Contas. No documento, sugerem ações que promovam mais segurança, garantias e transparência ao processo de indicação, escolha e posse dos membros do TCE. “O governador se mostrou totalmente favorável, inclusive disse que enquanto senador defendeu muito essas ideias. Se comprometeu a estudar a minuta e tomar as providências”, disse o secretário do Gabinete de Transparência e Combate a Corrupção do governo do estado, o delegado Fausto Freitas, que também é membro da Rede e participou da reunião.

23 06 Rede de Controle Entrega de Ofício Governador Web (65)

Além do coordenador geral da Rede e do secretário do gabinete de Transparência do governo do estado, estiveram presentes na reunião com o governador Pedro Taques, o secretário adjunto do mesmo Gabinete, Matheus Cunha e a secretária executiva da Rede de Controle, Maria Aparecida Del Llano.

 

Assembleia Legislativa deve receber ofício

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso será a próxima a receber o documento. Uma visita será agendada para os próximos dias com o deputado Eduardo Botelho. “Cada autoridade dentro da sua responsabilidade poderá tomar as providências em seu âmbito. No caso do governador dentro do executivo estadual e os deputados, no legislativo. Isso vai contribuir para que os preceitos constitucionais sejam observados”, disse Moisés Maciel.

Na última terça-feira, dia 20 de junho, o Tribunal de Contas de Mato Grosso recebeu um documento similar. O ofício entregue ao conselheiro Antonio Joaquim também pedia uma regulamentação para a posse de novos membros da Corte de Contas. O presidente do TCE-MT mostrou-se favorável e fez o compromisso de apresentar ao Pleno uma proposta para regulamentar a admissão de novos membros.