O Procurador-geral de Contas do MPC-MT Alisson Carvalho de Alencar participou, na manhã desta sexta-feira (17/12), da solenidade de posse da 56° Mesa Diretora do TCE-MT. Prestigiaram a sessão solene o Procurador-geral Adjunto William de Almeida Brito Júnior, o Ouvidor do MPC-MT Getúlio Velasco Moreira Filho e o Corregedor do MPC Gustavo Coelho Deschamps.
Na oportunidade, foram empossados o Presidente, Vice-Presidente e Corregedor-geral para o biênio 2022/2023 do Tribunal de Contas de Mato Grosso. O Governador Mauro Mendes, secretários de Estado, senadores, presidente da Assembleia Legislativa, entre outros deputados estaduais e federais também estiveram na sessão que foi transmitida pela internet e TV Assembleia.
O Procurador-geral de Contas Alisson Alencar, durante discurso, cumprimentou as autoridades e falou sobre a situação econômica do estado. Explicou que nos próximos anos todos terão um grande desafio pela frente. “Realizar e estimular a recuperação econômica dos nossos municípios mato-grossenses é o desafio. Os dados apontam que 70% dos nossos municípios tiveram grandes perdas na arrecadação municipal. O comércio fechou, não havia dinheiro circulando nos municípios, a arrecadação própria reduziu e comprometeu a realização de serviços públicos essenciais. Mas, sei que aqui no TCE-MT esse desafio será ultrapassado com muita facilidade e muito trabalho, pois seremos liderados por uma pessoa que nasceu para presidir esta casa, o Conselheiro José Carlos Novelli ”, disse.
Alisson Alencar parabenizou a nova gestão pela eleição e ressaltou a experiência e a qualidade técnica da nova mesa diretora. “O Conselheiro Novelli possui conhecimentos técnicos e é um estudioso incansável. Mesmo atravessando momentos difíceis, terminou o mestrado com todo louvor. Detém muita experiência ao longo de mais de 30 anos de vida pública no estado de Mato Grosso. Nós confiamos e estamos seguros que fará uma gestão ainda melhor que as duas anteriores.”
O Conselheiro Guilherme Antonio Maluf, que assume o cargo de Corregedor-geral do TCE-MT no próximo biênio, destacou que a maior realização durante sua gestão foi a harmonização do Tribunal. “Resgatamos a interação produtiva com os poderes e com os órgãos independentes do estado. Com o executivo na pessoa do Governador Mauro Mendes, com a Desembargadora Maria Helena no TJ, com o TRE e com o Ministério Público. Produzimos auditorias com um corpo técnico, sem dúvidas, mais qualificado do Brasil. Essa harmonia interna e externa é o maior legado que estamos deixando neste momento”, disse o Conselheiro.
O Presidente empossado também ressaltou a sua alegria em, após inúmeros percalços e depois de dez anos, ver o Tribunal Pleno completo. “Pela terceira vez, sou honrado com a missão de presidir a instituição. Recebo o bastão do conselheiro Guilherme Maluf, a quem agradeço e cumprimento pela condução do TCE nesse período crítico de pandemia e pelo equilíbrio pessoal, pelo compromisso público e pelo espírito de harmonia. Vamos trabalhar de forma integrada colocando o TCE como ponte entre as organizações da esfera pública, estadual e municipal. Contamos com especial atenção dos poderes Executivo e Legislativo, com apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios e das Câmaras Municipais para a execução dessa importante tarefa”.
O Conselheiro José Carlos Novelli foi empossado como Presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso e sua gestão para o biênio 2022/2023 terá os Conselheiros Valter Albano e Guilherme Antonio Maluf, como Vice-presidente e Corregedor-geral, respectivamente.