» » MPC fortalece a capacitação no combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

MPC fortalece a capacitação no combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

postado em: Notícias | 0

O Ministério Público de Contas participa, entre os dias 21 e 24 de maio, da Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – PNLD. O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Justiça, será realizado em Cuiabá, na sede da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso e contará com a parceria da Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso.

O Procurador-geral de Contas do MPC-MT Alisson Carvalho de Alencar ressaltou a necessidade de promover encontros desse porte. “O MPC é um órgão fundamental na detecção e prevenção de fraudes e de corrupção. Assim, é essencial nossa permanente capacitação, bem como a troca de informações e experiências com os demais órgãos responsáveis pelo controle da Administração Pública. Essa evento de capacitação aumentará nossa eficiência no combate ao mau uso do dinheiro público.”

No primeiro dia de evento haverá a cerimônia de abertura e logo após será ministrada uma palestra por um representante do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional – DRCI, com o tema “Sistema nacional de combate à lavagem de dinheiro”. Serão abordados assuntos como o funcionamento do sistema, objetivos, órgãos, estratégias, conceitos básicos, diretrizes governamentais, entre outros.

Membros da Rede de Controle, na quarta-feira (22.05), abordarão o tema “Ação coordenada dos órgãos de controle”, e será compartilhada a experiência do TCU sobre as ações fiscalizatórias envolvendo os órgãos de controle. As palestras seguirão até sexta-feira (24.05) com a presença de representantes do Ministério Público Federal, Tribunal de Justiça de São Paulo, Polícia Federal, Controladoria Geral da União, Banco Central do Brasil e outras instituições.