O Procurador-geral de Contas Alisson Carvalho de Alencar participou hoje (14.07) da live comemorativa de 41 anos da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT). A live com o tema “ A atuação da CGE-MT para agregar valor aos serviços públicos”, teve a participação de órgãos de controle como a CGU e o MPE, e recebeu diversas participações de secretários e controladores.
O objetivo da reunião é ampliar o conhecimento da sociedade sobre o papel, a forma de atuação e os indicadores de resultados da CGE para a melhoria nos serviços públicos prestados pelo Governo de Mato Grosso, bem como reforçar que o controle preventivo e orientativo é a principal vertente de trabalho da Controladoria.
A transmissão online pelo Youtube iniciou com a fala do Controlador geral do Estado, Dr. Emerson Hideki, que esclareceu a missão da CGE em Mato Grosso. “ É contribuir com a melhoria do serviço público, melhorando os processos, tornando-os mais eficientes, orientando os servidores que executam as atividades, melhorando a administração pública de uma forma geral, capacitando e melhorando a forma de atuação. Quando fazemos uma análise de um processo de aquisição por exemplo, contribuímos para que esse processo melhore, torna-se mais rápido e mais eficiente, essa melhoria nesse processo de aquisição é a melhoria do serviço público”, disse Emerson.
O Procurador-geral Alisson Alencar frisou. “o caráter essencial da CGE enquanto: (i) indutora de eficiência, apresentando soluções técnicas e específicas para a superação dos principais problemas públicos complexos da Administração Pública Estadual; (ii) fomentadora de transparência, o melhor remédio na prevenção a erros, falhas na Gestão, e, neste período, informações públicas atualizadas, detalhadas e de qualidade são fundamentais para o enfrentamento da Covid19 pela sociedade mato-grossense; (iii) parceira protagonista na Rede de Controle da Gestão Pública, o sucesso e o aprimoramento das políticas públicas dependem da união de esforços dos órgãos de execução e de controle.” disse o Procurador-geral.
Para o Secretario Adjunto da CGE José Alves o papel da CGE é agregar valor a gestão e aos serviços públicos. “ A compreensão é que o papel da CGE é melhorar a gestão, os processos, é de ter um maior nível de ética dentro da administração pública. A busca dessa atuação deve ser cada vez mais preventiva e alinhada a essa ideia de agregar valor a instituição e aos serviços públicos”, disse o Secretário.
O Procurador-geral finalizou a sua participação parabenizando toda CGE e controladores. “Tenham no MPC um parceiro para o aprimoramento, avanço da CGE e para a melhoria da qualidade das politicas públicas em mato grosso. Nosso interesse é único nesse momento, estimular políticas públicas de maior qualidade para salvar vidas, contem com o MPC.”