O Ministério Público de Contas de Mato Grosso vai participar do Seminário do Plano Nacional de Combate à Corrupção. O evento será realizado de maneira telepresencial, no dia 26 de maio, a partir das 9h (horário de Mato Grosso). Na oportunidade, serão apresentadas orientações técnicas para o uso do Sistema e-Prevenção.
Organizações públicas federais, estaduais e municipais do Brasil receberão todos os esclarecimentos necessários para realizarem suas autoavaliações online pelo Sistema e-Prevenção e, assim, obterem seus próprios diagnósticos quanto às fragilidades existentes para se prevenirem contra a fraude e corrupção.
O evento online contará com a participação dos coordenadores do Programa Nacional de Combate à Corrupção (PNPC) e terá a apresentação de explicações detalhadas do uso do sistema e de todas as questões a serem respondidas referentes aos mecanismos de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento, além da parte relacionada à transparência e participação social, dirigida apenas aos órgãos executivos estaduais e municipais.
O Procurador-geral de Contas Alisson Carvalho de Alencar explica que a Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso, a qual o MPC faz parte da coordenação executiva, está empenhada na participação e divulgação do evento, bem como na difusão dessa relevante ferramenta. “Essa plataforma de combate à corrupção vai auxiliar o administrador público a identificar e eliminar as fragilidades. Com acompanhamento e ações preventivas, o resultado será a ampliação da proteção ao bom gestor e, consequentemente, maior entrega de políticas públicas para a sociedade”, disse.
A organização ressalta que será importante a participação não apenas dos gestores, mas principalmente dos indicados para preencherem os dados em nome da organização para que possam compreender as funcionalidades do Sistema e-Prevenção e auxiliar o gestor e demais setores da organização durante e após a fase de diagnóstico. Assim, poderão instituir os controles preventivos inexistentes e aperfeiçoar os considerados ineficazes, com o apoio dos instrumentos colocados à disposição (orientações, minutas e treinamentos).
Embora o evento seja destinado a gestores, controladores e demais colaboradores das mais de 18 mil organizações públicas cadastradas em todo o Brasil, também será aberto para toda a sociedade com inscrições liberadas e transmissão pelo Youtube.
Inscreva-se neste link
A transmissão será feita pelo canal do TCU no Youtube.