Ministério Público de Contas » Notícias » MPC participa do Interage TCE 2022 com representantes de 22 municípios

MPC participa do Interage TCE 2022 com representantes de 22 municípios

O Ministério Público de Contas participou, na manhã desta quarta-feira (10/08), de mais uma edição do Interage TCE 2022, realizado na Escola Superior de Contas do TCE-MT. O encontro, que contou com a presença de representantes de 22 municípios, foi realizado em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

O evento tem o objetivo de reduzir a ocorrência de irregularidades e trazer mais eficiência à Administração Pública municipal considerando as principais falhas apontadas em processos nos últimos 4 anos. “Estou extremamente honrado de participar hoje deste programa de capacitação e de interação do Tribunal com seus jurisdicionados. Temos a casa cheia de prefeitos e de servidores que estão imbuídos da ideia de aprender, de se capacitar e de trocar experiências com o Tribunal para fazer uma gestão ainda melhor”, disse o Procurador-geral Contas Alisson Carvalho de Alencar.

O representante do MPC-MT foi um dos integrantes da mesa de honra, juntamente com os Conselheiros José Carlos Novelli, Valter Albano, Waldir Teis, Sérgio Ricardo, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) Neurilan Fraga e o Secretário Geral da OAB-MT Fernando Augusto Vieira de Figueiredo. O Procurador-geral de Contas Adjunto William de Almeida Brito Junior e o Procurador de Contas Gustavo Deschamps também estiveram presentes no evento.

Para Alisson Alencar, as instituições públicas devem buscar o bem comum, ou seja, levar para a população mato-grossense melhores condições de vida, saúde e educação de qualidade, para que ao final dos mandatos das gestão municipal, a população receba obtenha melhores níveis de desenvolvimento humano e principalmente um futuro mais promissor. “Nessa linha, nosso presidente José Carlos Novelli é uma pessoa pública que consegue planejar, idealizar, liderar pessoas e executar programas como o de hoje, essencial ao aprimoramento da gestão. O Presidente Novelli juntamente com os demais Conselheiros decidiram mudar a missão deste Tribunal, decidiram destacar que a colaboração com a gestão pública municipal para que entreguem resultados excelentes para a população.”

Salientou ainda que no Brasil só há espaço para instituições que cumpram com excelência a sua missão institucional. “Confiem no Tribunal de Contas e no MPC-MT. Aqui estão pessoas altamente capacitadas. Sabemos que são vossas excelências que estão com o mandato obtido nas urnas, com legitimidade para definir o rumo das políticas públicas. Nós, enquanto órgãos de controle, temos condições de cooperar tecnicamente para que as opções e os resultados sejam ainda melhores”, disse.

Por fim, o Procurador deixou um conselho a todos os gestores presentes. “Façam com que esse contato técnico, as relações institucionais que estão tendo com o Tribunal, Conselheiros, Procuradores e técnicos desta casa, seja algo comum, do dia a dia. Estamos buscando um único fim. Façam disso uma rotina, procurem o Tribunal de Contas para corrigir erros e falhas, busquem soluções técnicas que viabilizem melhores resultados. ”

Estiveram presentes no encontro os gestores, assessores e técnicos dos municípios de Araputanga, Cáceres, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D´Oeste, Curvelândia, Figueirópolis D´Oeste, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D´Oeste, Mirassol D`Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Vale de São Domingos, Várzea Grande e Vila Bela da Santíssima Trindade.