O Ministério Público de Contas de Mato Grosso lançou, nesta sexta-feira, 25 de novembro, o primeiro concurso de redação para alunos do ensino médio da escola estadual Presidente Médici, de Cuiabá-MT.
Para participar, os estudantes deverão escrever uma redação de até 40 linhas com o tema “Como evitar as pequenas corrupções do dia a dia”. As três melhores redações serão premiadas em cerimonia especial no dia 14 de dezembro de 2016. O primeiro colocado receberá um notebook, o segundo será premiado com um tablet e o terceiro, com um smartphone.
O objetivo do projeto é estimular a discussão sobre controle social e corrupção. “A ideia é mostrar aos jovens que a corrupção não acontece só no poder público, mas quando furamos uma fila no banco ou não levantamos no ônibus para alguém mais velho sentar, por exemplo”, explicou a analista de contas do MPC-MT Bianca Zanardi.
Para o Procurador-Geral de Contas, Gustavo Coelho Deschamps, a iniciativa busca também promover noções de cidadania aos adolescentes. “Falar sobre ‘espertezas’ corriqueiras e aparentemente inofensivas é uma forma de alertar as novas gerações sobre a importância de respeitar o direito dos outros. Tratar disso na juventude é, sem dúvida, uma vacina contra a corrupção”, explicou.
Neste primeiro ano do concurso, somente os estudantes do ensino médio da escola Presidente Médici poderão participar. Entretanto, a proposta é ampliar a participação para as próximas edições. “A ideia é que no próximo ano continuemos com esse projeto, pois isso chama atenção dos jovens para um grave problema da atualidade. O tema corrupção está muito ligado aos órgãos de fiscalização, e o MP de Contas é um deles”, disse a analista de contas do MPC-MT, Lívia Vasconcellos.
Veja mais informações do 1º Concurso de Redação do MPC-MT no link.