O Ministério Público de Contas, por meio do Procurador-geral de Contas Adjunto William Brito, ministrou na tarde desta quinta-feira (29/08), uma palestra aos novos membros do Ministério Público Estadual de Mato Grosso, realizada na sede da Procuradoria-geral de Justiça. O encontro contou com a presença de quatro novos Promotores de Justiça substitutos, entre eles, Caio Rodolfo Ramos Imamura, Brício Brítzke, Giedra Dalila Meneses Brito Martins e Thiago Matheus Torteilli.
Na oportunidade, o Procurador-geral de Contas Adjunto William Brito representando o MPC-MT falou sobre a atuação do MPC e TCE no exercício do Controle Externo. Já a Secretária Geral de Controle Externo e Auditora Patricia Lozich, representou o Conselheiro Presidente Sérgio Ricardo e falou sobre a importância dos Tribunais de Contas e suas funcionalidades acerca do Controle Externo.
O curso promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT, faz parte da formação inicial e vitaliciamento, com objetivo de apresentar a instituição, ministrar noções consistentes e sobre técnicas eficientes de atuação funcional.
O Procurador-geral de Contas Adjunto William Brito, salientou de forma ampla durante a sua palestra, sobre as competências atribuídas ao Ministério Público de Contas junto ao TCE. “O TCE-MT é o órgão disponível para prestar todo auxílio na fiscalização pública, junto aos titulares do controle externo que é o poder legislativo. Já o MP de Contas exerce o papel de fiscal da lei dentro do TCE. Sendo assim, todos os processos de Controle Externo, ou seja, tudo que se refere a inspeção, fiscalização e monitoramento, tudo o que o TCE julga através do seus membros que são os 7 conselheiros passa pela análise técnica dos auditores e depois pela análise técnico-jurídica dos Procuradores de Contas”, disse William Brito