Ministério Público de Contas » Notícias » Procurador-geral de Contas Adjunto participa de abertura da II Jornada Estadual de Imunização de Mato Grosso

Procurador-geral de Contas Adjunto participa de abertura da II Jornada Estadual de Imunização de Mato Grosso

O Ministério Público de Contas de Mato Grosso, por meio do Procurador-geral de Contas Adjunto William Brito participou, na manhã desta terça-feira (11/06), da abertura da II Jornada Estadual de Imunização de Mato Grosso. Na oportunidade, o Procurador-geral de Contas Adjunto representou a comissão permanente de Saúde, previdência e assistência social do TCE-MT, liderada pelo conselheiro Guilherme Antônio Maluf.

Cerca de 150 profissionais da saúde que atuam na área de vacinação, além do público em geral interessado no tema, participaram do encontro. O objetivo do evento é fortalecer as ações de vacinação em Mato Grosso, com foco na melhoria da cobertura vacinal.

Além do Procurador-geral de Contas Adjunto William Brito, estiveram presentes também autoridades como o Secretário Adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde Juliano Melo, representando o Secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, a Coordenadora de Corporação Científica e Imunização do departamento do programa nacional de imunizações, representando o Ministério da Saúde, Ana Catarina Melo, a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita do Trivelato, Tahis Pelisão, representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) e o Coordenador do programa estadual de imunização, Marques Camarão.

O Procurador-geral Adjunto William Brito parabenizou a iniciativa e compromisso do estado de Mato Grosso e de todas as secretarias municipais em fortalecer a imunização da população, especialmente das crianças. “Há alguns anos, estamos enfrentando um período desafiador, marcado pela disseminação de informações falsas sobre os benefícios da vacinação. Não se trata apenas da vacinação contra a COVID-19, mas também de outras doenças que, infelizmente, estão ressurgindo no Brasil, após quase terem sido erradicadas. A cobertura vacinal no país tem sofrido uma queda significativa, tornando-se essencial iniciativas como esta para melhorar a comunicação com a sociedade”, disse.

Lembrou ainda que, por muitos anos, o Brasil foi um líder mundial em imunização, e os benefícios das vacinas não eram questionados. “Hoje, infelizmente, precisamos trabalhar na comunicação com as famílias para combater a desinformação e reiterar os benefícios da vacinação para a saúde pública.”

Durante a programação do evento, o Auditor Público de Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Denisvaldo Mendes Ramos, abordará o tema “A auditoria do Tribunal de Contas de Mato Grosso sobre o Programa Nacional de Imunizações e seus reflexos nos municípios mato-grossenses”.

Outros assuntos relevantes também serão debatidos, incluindo o Controle Externo das Ações de Imunização, a contribuição do controle externo para o sucesso das ações de imunização, exemplificado pela experiência do município de Planalto da Serra-MT, e a atuação do Ministério Público Estadual nas iniciativas de promoção da vacinação nos municípios de Mato Grosso.