O Ministério Público de Contas participou, na manhã desta quinta-feira(23.05), da 6º Edição da Semana da Transparência realizada pela Controladoria Geral do Município – CGM, no Auditório da Prefeitura de Cuiabá. Após a abertura do evento, o Procurador-geral de Contas Adjunto William de Almeida Brito Junior ministrou a palestra sobre a atuação do MP de Contas e transparência na Administração Pública. Cerca de 100 universitários dos cursos de Direito e Administração estiveram presentes.
O Procurador-geral de Contas Adjunto do MPC-MT, William Brito Júnior salientou que, estimular o controle social por meio da transparência é uma forma de potencializar a atuação do MPC-MT. “Quanto mais pessoas e órgãos de controle estiverem engajados em busca do mesmo objetivo, em pouco tempo, sem dúvida, teremos um controle social mais participativo e consciente. A transparência é o caminho para fortalecer esse controle social.”
De acordo com o Controlador-geral do Município de Cuiabá, Marcus Brito a iniciativa da Semana da Transparência surgiu primeiramente para comemorar o mês de aniversário da Lei de Acesso à informação (LAI). “É o papel da controladoria passar um planejamento do município, difundir a própria lei e colocar uma sementinha em cada aluno, em cada cidadão, do seu direito de cobrar a transparência dos gestores públicos”, disse.
Durante o encontro, foram desenvolvidas atividades educativas, culturais e de lazer, com a participação dos poderes públicos, instituições e autoridades educacionais e políticas. O controlador ressaltou ainda, sobre a importância de trazer os estudantes para esse ambiente de transparência.“ É uma forma de estimular o controle social, pois a ideia é abordar assuntos relevantes e despertar em cada aluno a consciência para que tenhamos futuramente uma sociedade mais digna.”
Na opinião do Controlador, é necessário difundir cada vez mais o direito do cidadão, para que a transparência se torne mais eficaz dentro da gestão pública. “A transparência é, sem dúvida, a maior ferramenta hoje em gestão pública que o município tem. É ali que a qualidade é medida e até a capacidade de cada gestor. O cidadão vê quais as obras que estão sendo realizadas, quais os gastos que estão sendo efetivados e talvez entender o porquê do município alcançar determinado patamar.”
No final da palestradas estudantes tiraram suas dúvidas e fizeram perguntas sobre o tema apresentado pelo Procurador-geral Adjunto William Brito Júnior. O encontro, que será realizado até dia 30 de maio, deve reunir ao menos 470 participantes, entre estudantes da rede municipal de ensino de Cuiabá e de universidades. No total, nove escolas e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) estão inseridas na programação.