O Ministério Público de Contas de Mato Grosso (MPC-MT) apresentou, nesta terça-feira (20/05), durante a Sessão Ordinária do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o 1º Relatório Trimestral de Atividades de 2025, referente aos meses de janeiro, fevereiro e março. O documento foi entregue oficialmente pelo Procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, ao Presidente do TCE-MT, Conselheiro Sérgio Ricardo, e aos demais membros da Corte.
O relatório consolida os principais dados e resultados da atuação do MPC-MT no período e evidencia o elevado desempenho do órgão. Somente no primeiro trimestre, foram emitidas mais de 1.500 manifestações técnico-jurídicas, abrangendo processos de aposentadorias, consultas, contas de governo, contas de gestão, representações internas e externas, tomadas de contas, auditorias, despachos, diligências e pedidos de informações.
A iniciativa marca um avanço na política de transparência e de prestação de contas do Ministério Público de Contas, permitindo que a sociedade e o próprio Tribunal acompanhem, de forma objetiva e periódica, as ações desenvolvidas pela instituição.
Durante a apresentação, o Procurador-geral destacou o comprometimento da equipe e os índices de produtividade alcançados no período. “Faço questão de prestar contas não apenas aos senhores Conselheiros, mas também à sociedade. No primeiro trimestre de 2025, o MPC-MT atuou em mais de 1.500 manifestações técnico-jurídicas, com 99% de cumprimento dos prazos regimentais, conforme controle da Corregedoria. Esses resultados refletem o comprometimento dos quatro procuradores que integram o Ministério Público de Contas, todos dedicados a fortalecer a segurança jurídica e a contribuir para o aprimoramento contínuo do Tribunal”, afirmou Alisson Alencar.
O Procurador-geral também destacou a importância da atuação por meio das Comissões Permanentes no âmbito do TCE-MT, ressaltando, como exemplo, a Comissão Permanente de Educação e Cultura, presidida pelo Conselheiro Antonio Joaquim, que tem proporcionado avanços relevantes para a gestão pública mato-grossense, ao complementar o trabalho das auditorias com uma abordagem especializada e transformadora. Na oportunidade, também enalteceu o projeto BIS, apresentado durante a sessão, que segundo ele, além de valorizar os servidores, estimula a criatividade, aprimora os processos internos e promove ganhos expressivos de eficiência institucional.
O relatório foi aprovado por unanimidade pelos membros do Pleno do Tribunal de Contas. A próxima edição, que consolidará os dados e as ações referentes ao segundo trimestre de 2025 (abril, maio e junho), será apresentada ao Plenário e à sociedade na primeira quinzena de agosto.
Acompanhe o trabalho do Ministério Público de Contas de Mato Grosso pelas redes sociais: @mpcmatogrosso.