O Procurador-geral de Contas Alisson Carvalho de Alencar participou, na manhã desta quarta-feira(30/08), da reunião de membros e servidores das Comissões Permanentes para discutir sobre o programa de sustentabilidade e desenvolvimento nos municípios de Mato Grosso, idealizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. O programa visa contribuir para a qualidade dos resultados fiscais dos 141 municípios do estado sob a ótica institucional, econômica, de infraestrutura, ambiental e social.
Na oportunidade, todas as Comissões Permanentes do TCE-MT, debateram sobre as diretrizes e ferramentas para elaboração dos seis projetos, que serão desenvolvidos por cada comissão. Sob coordenação da Comissão Permanente de Sustentabilidade Fiscal e Desenvolvimento do TCE-MT, presidida pelo conselheiro Valter Albano, estiveram presentes também na reunião, o Conselheiro Sérgio Ricardo, Waldir Teis, Antônio Joaquim, o secretário e auditor público do TCE-MT Flávio Vieira, o Procurador-geral de Contas Adjunto William Brito, e representando o Procurador de Contas Getúlio Velasco, a assessora Larissa Saêta.
O Procurador-geral de Contas Alisson Alencar salientou a relevância do programa, que Não há no Brasil um programa tão importante como este. “Nenhuma outra instituição teve a coragem que nós tivemos de assumir que, além de controlar e fiscalizar, o nosso papel é entregar desenvolvimento para as nossas cidades e em especial para a população. Quando a gente repassa isso para a sociedade, estamos sendo sinceros em admitir que é a sociedade que nos mantém. Precisamos entregar serviços melhores, esse é o papel do programa de sustentabilidade e desenvolvimento dos municípios de Mato Grosso”, disse o Procurador-geral de Contas do MPC-MT.
Na ocasião, o Procurador-geral de Contas ressaltou que as lideranças que fazem parte do programa são pessoas altamente capacitadas e que possuem conhecimento técnico e experiência prática de décadas na administração pública. “Os conselheiros desta casa são pessoas públicas e sobretudo com muita energia e vontade, só vão parar quando esse programa entregar todos os resultados possíveis para a sociedade, parabéns por essa iniciativa. Todas as comissões criadas pelo Tribunal de Contas, estão sendo integradas por profissionais altamente capacitados, uma seleção de grandes nomes, dos quais eu faço questão de destacar. Dr. Flávio Vieira, secretário e auditor público do TCE-MT, Enéias Viegas secretário de gestão de pessoas e também os profissionais da iniciativa privada, Guilherme Muller, um grande profissional que agregará conhecimento de qualidade para o programa.”
Os seis projetos discutidos são relacionados a Sustentabilidade Fiscal e Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento de Governança Pública e Infraestrutura, Desenvolvimento Ambiental, Desenvolvimento da Saúde, Saneamento Básico e Assistência Social, Desenvolvimento da Educação e Cultura e Desenvolvimento da Segurança Pública.
Por fim, Alisson Alencar compartilhou a alegria em fazer parte de um programa que entregará para a sociedade um melhor desenvolvimento, tanto social, quanto econômico. “É o nosso papel fazer com que as pessoas cresçam, produzam melhor para que a nossa sociedade se desenvolva como um todo. Parabéns e sucesso no desenvolvimento deste programa estarei aqui para contribuir fortemente.”
As quatro Procuradorias de Contas integram as comissões permanentes, projeto idealizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. O Ministério Público de Contas com objetivo de cumprir sua missão institucional, alinhado com o trabalho exercido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, contribui com as comissões permanentes no sentido de realizar estudos, a fim de promover a sustentabilidade fiscal e desenvolvimento dos municípios mato-grossenses.