Ministério Público de Contas » Notícias » Procurador-geral de Contas realiza palestra durante VI Congresso de Governança e Controle Externo

Procurador-geral de Contas realiza palestra durante VI Congresso de Governança e Controle Externo

O Procurador-geral de Contas Alisson Carvalho de Alencar participou, na noite do dia 11/10, do VI Congresso de Governança e Controle Externo realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, na Escola Superior de Contas. Na oportunidade, o Procurador-geral de Contas falou sobre “Eficiência nas compras públicas: implementação do e-marketing por meio de credenciamento. A capacitação tem o objetivo de difundir sistemas modernos de governança e fornecer ferramentas eficazes para o controle externo de gastos públicos.

A abertura do congresso foi conduzida pelo presidente da Comissão Organizadora da OTC Pantanal, conselheiro Sérgio Ricardo. Estiveram presentes no encontro servidores dos tribunais de contas de todo o país, além de membros da comissão, diretora da Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, do vice-presidente executivo da Atricon, Edilson de Sousa Silva, e do presidente da Anostc, Evandro de Santa Cruz Arruda.

Durante a palestra, o Procurador-geral de Contas falou sobre como gerar maior eficiência nas compras públicas através do marketplace. “A grande pergunta que me gerou essa pesquisa foi: porque são tão distantes as contas privadas, que são ágeis, rápidas, seguras, das contas públicas, que são demoradas, lentas, ultrapassadas, burocráticas? Como nós podemos gerar uma aproximação das contas públicas, com a celeridade, segurança e agilidade das contas privadas?”, disse o Procurador-geral de Contas Alisson Alencar.

Ainda de acordo com o Procurador-geral de Cotas, a palestra foi uma reflexão para pensar no futuro do Brasil, que merece compras inteligentes. “É por meio da internet, facilitando o acesso àqueles que queiram entregar bens e serviços para a administração pública e a administração pública ter a segurança de que vai pagar e receber por um serviço bem executado”.

Da mesma forma, Alisson Alencar salientou a iniciativa do TCE, por meio do Conselheiro Sérgio Ricardo e do Presidente José Carlos Novelli. “É de grande importância alinhar o esporte que é vida, com o conhecimento, a cultura, a técnica, através desse congresso, parabéns ao Tribunal de Contas de Mato Grosso”.

Na ocasião, foram apresentados outros temas relevantes sobre “Governança e Gestão de Pessoas nos Tribunais de Contas, ministrado pelo presidente do TCE do Rio Grande do Norte, conselheiro Antonio Gilberto Jales, e o “Nascimento da cidadania e dos jogos olímpicos. O estado moderno e o orçamento público, ministrado pela presidente da Fenastc, Amauri Peruzo.

O evento realizado integrou a programação das Olimpíadas dos Tribunais de Contas do Brasil 2023 – OTC Pantanal, que reúniu mais de 1,2 mil atletas em Cuiabá. O encontro é fruto da parceria entre o TCE-MT, a Associação Nacional Olímpica dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Anostc), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e a Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc).