» » Rede de Controle da Gestão Pública realiza reunião ordinária na Audicom

Rede de Controle da Gestão Pública realiza reunião ordinária na Audicom

postado em: Notícias | 0

A Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso realizou reunião ordinária, na tarde desta quarta-feira (04.09), na sede da Associação de Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso – Audicom, em Mato Grosso. Durante a reunião, a associação, representada pelo Auditor Hebertt Villarruel e pela Secretaria-Geral da Audicom Lislaine Laurindo, apresentou uma minuta de orientação técnica aos membros da rede com o objetivo de fortalecer o controle interno dos municípios.

O Advogado da União em Mato Grosso Alexandre Murata, salienta que o fortalecimento das controladorias internas nos municípios é um assunto plausível e que deverá ser discutido pela rede para a criação de uma estratégia de apoio. “Esta pauta é muito relevante e vai ao encontro com as próprias funções institucionais da Rede de Controle, que é estimular a melhoria e efetivação do controle da gestão pública”, disse.

Ainda de acordo com Alexandre Murata, a Rede de Controle estuda ainda orientar os chefes do poder executivo, com o objetivo de criar independência, autonomia e carreiras efetivas para o Controle Interno. “A minuta será submetida à análise e à eventual aprovação dos membros da rede”, explicou.

Na oportunidade, foram apresentados os novos integrantes da rede com alteração de chefias em alguns órgãos, como por exemplo, Amaury Reis Fernandes Filho, como send o novo procurador-chefe da União no Estado de Mato Grosso; Marcus Brito que ocupava o cargo de o Controlador Geral do Município de Cuiabá agora assume a Procuradoria Geral do Município de Cuiabá. Já Carlos Roberto da Costa, conhecido como Secretário Nezinho, estará à frente da Controladoria Geral da Capital.

Estiveram presentes, na reunião, representantes da Procuradoria Geral do Município – PGM, Controladoria Geral do Estado – CGE, Controladoria Geral da União – CGU, Tribunal de Contas da União – TCU, do Ministério Público de Contas – MPC, Advocacia Geral da União – AGU, entre outras instituições. A próxima reunião da Rede de Controle será no dia 02 de Outubro, às 14 horas na sede do MP de Contas.